Ressignificar a presencialidade:

contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240011

Palavras-chave:

Presencialidade, Tecnologias Digitais., Ensino Superior., Horizon Report, Ensino Híbrido.

Resumo

No período atual, pós-pandêmico, é imprescindível olharmos para o Ensino Superior para além de uma educação que se compreende apenas de maneira física e refletir sobre projeções que entendem o uso das tecnologias digitais como potencializadora para um ensino e aprendizagem fora da sala de aula. Nesse sentido, o presente texto discute de forma teórica e documental, o ressignificar da presencialidade física e virtual e corrobora com as tendências mundiais apresentadas no Horizon Report de 2020 e 2021. Concluímos que os modelos híbridos e multidisciplinares, a partir da ecologia de saberes, precisam ser entendidos como alternativas para o desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil.

Biografia do Autor

Renata Oliveira dos Santos, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Graduada em Ciências Sociais (UEM); Mestra em Ciências Sociais (UEM); Doutora em Educação (UEM).

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Grupo de Pesquisa em EaD e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC/UEM)

Licenciada em Música (UEL); Graduada em Pedagogia (Unicesumar); Mestra  em Educação (UEM); Doutora  em Educação (UEM). 

Camila Tecla Mortean Mendonça, Professora da Educação Básica - Prefeitura de Maringá, PR e Professora mediadora - Unicesumar

Graduada em Pedagogia e História (Unicesumar). Mestra em Educação (UEM). 

Doutora em Educação (UEM).

Referências

BRASIL. Portaria no 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 08 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Interministerial no 5, de 4 de agosto de 2021. Reconhece a importância nacional do retorno à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem. Brasília, DF: MEC; Diário Oficial da União, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/08/PORTARIA- INTERMINISTERIAL-No-5-DE-4-DE-AGOSTO-DE-2021.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

BROWN, John Seely. Growing up digital: How the web changes work, education, and the ways people learn. 2000. Disponível em: https://www.johnseelybrown.com/Growing_up_digital.pdf Acesso em: 08 nov. 2023.

BROWN, John Seely. Learning in the digital age. The Internet and the University: Forum. [S. I.:]: [s. n.], 2001. p. 71-72.

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. 2013. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/. Acesso em: 08 nov. 2023.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

DIAS-TRINDADE, Sara; MOREIRA, José António. Ecologia de Aprendizagem (verbete). In: Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2019. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2019/4/2019-horizon-report. Acesso em: 08 nov. 2023.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2020. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2020/3/2020-educause-horizon-report- teaching-and-learning-edition. Acesso em: 19 out. 2023.

EDUCASE. Horizon Report Teaching and Learning Edition. 2021. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2021/4/2021-educause-horizon-report- teaching-and-learning-edition. Acesso em: 19 out. 2023.

KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; HORST, Scheyla Joanne. A Educação Superior do presente e do futuro: um estudo das tendências a partir do Horizon Report (2019- 2020). In: Docência no Ensino Superior em tempos fluídos. São Luís: Uemanet, 2021.

LEMOS, André. Cibercultura. In: Olhares sobre a cibercultura. Sulina: Porto Alegre, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para educação, hoje. In: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MOREIRA, José António Marques; RIGO, Rosa Maria. Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 107-120, 2018.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Conectivismo (verbete). In: Dicionário Crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2011.

SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo e aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 62-79, 2021.

SATHLER, Luciano. Transformação digital em instituições de educação superior. In: Docência no Ensino Superior em tempos fluídos. São Luís: Uemanet, 2021.

SIEMENS, George. Conectivism: creating a learning ecology in distributed environments. In: Didactics of Microlearning: concepts, discourses and examples. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Heinz-Mandl/publication/305640872_Providing_Macrostructure_for_Microlearning/links/579738ac08aec89db7b9993b/Providing-Macrostructure-for-Microlearning.pdf. Acesso em: 08 nov. 2023.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência a graduação em midialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

ZADUSKI, Jeong Cir Deborah; LIMA, Ana Vírginia Isiano; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus. Ecossistemas da aprendizagem na era digital considerações sobre uma formação para professores na perspectiva da educação inclusiva. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 60, p. 269-287, 2019.

Downloads

Publicado

14-08-2024

Como Citar

Santos, R., Mertzig, P., & Mendonça, C. (2024). Ressignificar a presencialidade:: contribuições para repensar o Ensino Superior no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11286. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240011

Edição

Seção

Artigos