“Tive medo, mas como o tempo fui driblando os obstáculos": narrativa e constituição identitária docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240012

Palavras-chave:

Identidade profissional docente, Desenvolvimento profissional de professores, Profissionalização docente

Resumo

Temos o entendimento de que as experiências vividas podem se configurar em uma potente fonte de aprendizagem e de desenvolvimento; bem como que a narrativa delas é fundamental para nossa constituição como seres e para a construção de nossas identidades. Partindo de tais premissas, entre outras, trazemos no presente artigo  um substrato da investigação, em andamento, que envereda pelos caminhos da pesquisa narrativa, desenvolvida de forma coletiva, no âmbito do Grupo de Pesquisa XXX, que tem como objetivo principal compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente, envolvendo aspectos da formação e do desenvolvimento profissional em diferentes níveis de ensino, com a produção dos dados realizada com o uso de cartas. Nesse cenário, a discussão ora trazida apresenta as impressões coletadas com uma das participantes do estudo em pauta, que nos permitiu refletir sobre as vicissitudes da carreira docente, os seus altos e baixos, o confronto entre a idealização e a realidade, as conquistas e as angústias da profissão, assim como os caminhos, por vezes tortuosos, que são trilhados até a estabilização profissional.

Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Ajunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus de Três Lagoas.

Vera Luísa Sousa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul  (UFMS) - Campus de Três Lagoas.

 

Alberto Albuquerque Gomes

Doutor em Educação. Professor aposentado do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FCT/Unesp. 

Leandro Aparecido de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduado em Letras. Doutor em Educação.Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Presidente Prudente.

Referências

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michel. Pesquisa narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. 2. ed. Trad. Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores (ILEEL/UFU). Uberlândia: EDUFU, 2015.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Fundamentos epistemológicos da pesquisa biográfica em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 333-346, abr. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v27n01/v27n01a15.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis: cartas pedagógicas e outros escritos. Organização e apresentação Ana Maria Araújo Freire. São Paulo: UNESP, 2001.

¬FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira sobre Formação Docente, v. 2, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17. Acesso em: 25 jul. 2023.

LANI-BAYLE, Martine. Narrativas de vida: motivos, limites e perspectivas. In: PASSEGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto(org.). Pesquisa (auto)biográfica: temas transversais - dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDRNEB, 2012. p. 59-78.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. 6. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

NÓVOA, Antonio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, PT: Porto, 2007. p. 11-25.

NÓVOA, Antonio. Não há conhecimento sem conhecimento de nós mesmos. In: VICENTINI, Adriana Alves Fernandes; EVANGELISTA, Francisco (org.). Um baú de histórias: narrativas e formação. Campinas: Mercado das Letras, 2014. p. 9-11.

OLIVEIRA, Maria Claudia Santos Lopes. Narrativas e desenvolvimento da identidade profissional de professores. Caderno Cedes, Campinas, v. 32, n. 88, p. 369-378, set./dez. 2012.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 93-114.

QUINTANA, Mário. Poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguiar, 2006.

AUTORIA, 2018.

AUTORIA. 2021.

AUTORIA. 2020.

AUTORIA. 2023.

RIO DE JANEIRO, Minas. Direção de arte: Kátia Coelho. Roteiro: Marily da Cunha Bezerra. 1991. 8 min. Disponível em: https://portacurtas.org.br/filme/?name=rio_de_janeiro_minas. Acesso em: 20 jun. 2023.

SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

SOLIGO, Rosaura. Uma forma narrativa privilegiada na pesquisa: a carta. In: BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; NACAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi; TINTI, Douglas da Silva (Org.). Narrativas, formação e trabalho docente. Curitiba: CVR, 2018. p. 63-76.

VALLE, Ione Ribeiro. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, maio/ago. 2006. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416. Acesso em: 25 jul. 2023.

Downloads

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Rodrigues, S. A., Sousa, V. L., Gomes, A. A., & Souza, L. A. de. (2024). “Tive medo, mas como o tempo fui driblando os obstáculos": narrativa e constituição identitária docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11208. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20240012

Edição

Seção

Artigos