Conversas Escolas-Universidades e Formação Docente: questões curriculares e articulações metodológicas nas pesquisas com os cotidianos

Autores

  • Alexandra Garcia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Saberes docentes, Currículos, Conversas, Pesquisa com cotidianos

Resumo

O artigo busca discutir o tema das conversas e encontros no campo das pesquisas com cotidianos para pensar questões curriculares, processos formativos e saberes docentes. Recupera algumas das contribuições em torno da defesa das conversas entre pesquisadores desse campo e com seus interlocutores e propõem pensar que conversar envolve contar e ouvir histórias como forma de compor e interrogar aquilo que sabemos. Articula, ainda, o tema à contribuição de noções teóricas das novas epistemologias e que favorecem pensar aspectos relacionados ao potencial de processos formativos mais coletivos e solidários.  Metodologicamente trabalha com narrativas inspiradas em princípios das pesquisas com os cotidianos.

Biografia do Autor

Alexandra Garcia , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), possui Mestrado em Educação pela mesma universidade (2003). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Professora Visitante no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMINHO/Braga/Portugal) de dezembro de 2021 a abril de 2022 como Bolsista Professora Visitante Sênior CAPES/PRINT. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGedu/FFP) e do PROPEd-UERJ, exercendo a coordenação Adjunta  e  Procientista (UERJ).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Garcia , A. . (2023). Conversas Escolas-Universidades e Formação Docente: questões curriculares e articulações metodológicas nas pesquisas com os cotidianos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11183. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11183

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.