Estudar e aprender com o ChatGPT

Autores

Palavras-chave:

Estudo-aprendizagem, Inteligência artificial generativa, Usos inventivos, Pensamento crítico, Ensino Superior, Estudo-aprendizagem. Inteligência artificial generativa. Usos inventivos. Pensamento crítico. Ensino superior.

Resumo

Neste artigo, buscamos produzir sentidos sobre os usos que estudantes fazem do ChatGPT em seus processos formativos. Queríamos compreender se estão copiando e colando do ChatGPT, entregando suas mentes e vozes para essa IA como temido por muitas/os docentes, ou se a estão utilizando para outras finalidades. Fizemos-pensamos esta pesquisa com base em estudos da cibercultura, subjetividade, epistemologias das práticas e pesquisa-com a experiência. Como resultado, reconhecemos que estão usando o ChatGPT não apenas para o copiar e colar, mas sim o utilizando criticamente para diferentes finalidades e atribuindo-lhe diferentes papéis. Identificamos a emergência de novos modos de estudar e ensinar no presente, com situações didáticas que contam com a atuação do ChatGPT e de outras IAs. O uso cada vez mais disseminado e rotineiro do ChatGPT nos possibilitou cogitar a emergência de um novo perfil cognitivo, o do leitor generativo, aquele que lê as obras que produz em coautoria humano-IA.

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. É Ad Hoc ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Atua como editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura. 

Mariano Pimentel, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Programa de Pós-Graduação em Informática. Pesquisador de Sistemas de Informação, Informática na Educação, Comunicação e Cibercultura.

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Publicado

12-12-2023

Como Citar

Carvalho, F., & Pimentel, M. (2023). Estudar e aprender com o ChatGPT. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11140

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Artigos