Teoria das Representações Sociais e Educação
apontamentos teóricos
Palavras-chave:
Representações Sociais, Contexto Social, EducaçãoResumo
O presente artigo visa apresentar uma breve discussão acerca do surgimento da Teoria das Representações Sociais e as implicações desta teoria para os estudos na área da educação. De natureza qualitativa, a abordagem teórica baseia-se em estudos de Moscovici (1978, 2012, 2015), Jodelet (2001), Abric (2001), Vieira (2020), Sá (1998, 2015), Alves-Mazzotti (2008), Crusoé (2004), dentre outros pesquisadores da área. Os resultados apontam que a Teoria das Representações Sociais oferece uma proposta inovadora, pois ampliou a compreensão sobre a construção de significados e a influência no contexto social na construção das representações. Por isso, os estudos à luz da Teoria das Representações Sociais na área da educação permitem uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas sociais na sala de aula e instituições educacionais.
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