O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado

Autores

  • Maria Rita Valões da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) https://orcid.org/0000-0003-0254-731X

Palavras-chave:

Assistente Social. Educação Profissional e Tecnológica. Representações Sociais. Estudante. Ensino Médio Integrado., Social Worker. Professional and Technological Education. Social Representations. Student. Integrated High School., Trabajador Social. Educación Profesional y Tecnológica. Representaciones Sociales. Alumno. Escuela Secundaria Integrada.

Resumo

Atualmente, os Institutos Federais são o espaço de atuação mais ocupado pelos Assistentes Sociais na educação. Neste artigo, analisamos as representações sociais do Assistente Social construídas por estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Belo Jardim. A Teoria das Representações Sociais, originada por Serge Moscovici, orientou a pesquisa. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado em duas etapas. Na primeira, utilizamos a entrevista semiestruturada. Na segunda, o grupo focal. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Os resultados mostraram que os(as) estudantes representam o Assistente Social como o “profissional da Bolsa”. Esse conteúdo está relacionado à (re)configuração do trabalho desse profissional na educação brasileira. Esta pesquisa poderá favorecer o aperfeiçoamento dessa prática profissional no acompanhamento do percurso formativo dos(as) estudantes.

 

Biografia do Autor

Maria Rita Valões da Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/Campus Olinda (2023). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2010). Especialização em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade Integrada Tiradentes - FITS (2013). Atualmente é assistente social do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Pesqueira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Assistência Estudantil.

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no IFPE - campus Olinda. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo a Pesquisadores do IFPE (2019-2020). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq)

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Publicado

17-09-2024

Como Citar

Valões da Silva, M. R., & Maria de Lima, A. . . (2024). O Assistente Social na Educação Profissional e Tecnológica: representações sociais de estudantes do Ensino Médio Integrado . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11124. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11124

Edição

Seção

Teoria das Representações Sociais no Brasil