As As Práticas Sociais na Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais
Histórico, conceitos e interfaces com a educação
Palavras-chave:
Práticas Sociais, Representações Sociais, Abordagem Estrutural, Práticas Educativas, Revisão de LiteraturaResumo
Este artigo visa analisar os conceitos da Abordagem Estrutural da Teoria das Representações Sociais acerca das práticas sociais, explorando possíveis contribuições para os estudos em educação. Propomos um percurso que começa nos estudos pioneiros da abordagem estrutural nas décadas de 1960 e 1970, que exploravam a relação entre representações e comportamentos. Examinamos as influências da psicologia social de vertente cognitivista e os questionamentos que essa influência sofreu na crise da psicologia social. Em seguida, adentramos a abordagem estrutural para tratar as representações como condições das práticas e as práticas como agentes de transformação das representações. Investigamos o conceito de práticas sociais, incluindo suas definições, atributos e métodos de pesquisa relacionados. Concluímos abordando as possíveis contribuições da abordagem à análise das práticas educativas e às pesquisas em educação.
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