Tecnologias Assistivas para alunos/as com deficiência visual: representações sociais entre professores/as da rede pública no Sertão de Pernambuco

Autores

  • Kalline Flávia Silva de Lira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente estudo expõe uma pesquisa realizada em duas escolas públicas no Sertão de Pernambuco. Utilizando como referencial a Teoria das Representações Sociais, teve como objetivo identificar as representações sociais dos/as professores/as sobre as Tecnologias Assistivas para alunos/as com deficiência visual. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário de evocação livre de palavras com sessenta profissionais dos diferentes ní­veis da educação básica. A análise deu-se a partir da construção do quadro de quatro casas, no intuito de inferir o sistema central e periférico da representação. Os resultados mostraram que as palavras que compõem o núcleo central são: adaptação de materiais, orientação, inclusão e recursos táteis. Percebeu-se que os/as professores possuem uma representação estruturada e funcional, pois contém elementos voltados para a realização de uma atividade. Conclui-se que os/as professores, ao representarem as Tecnologias Assistivas, priorizam o fazer profissional, através dos aspectos técnicos e práticos. Palavras-chave: Deficiência visual. Docentes. Inclusão educacional. Representação social. Tecnologia assistiva.

Biografia do Autor

Kalline Flávia Silva de Lira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga. Mestra em Direitos Humanos. Doutoranda em Psicologia Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

20-06-2020

Como Citar

Lira, K. F. S. de. (2020). Tecnologias Assistivas para alunos/as com deficiência visual: representações sociais entre professores/as da rede pública no Sertão de Pernambuco. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 196–215. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7933

Edição

Seção

Artigos