Tecnologias Assistivas para alunos/as com deficiência visual: representações sociais entre professores/as da rede pública no Sertão de Pernambuco
Abstract
O presente estudo expõe uma pesquisa realizada em duas escolas públicas no Sertão de Pernambuco. Utilizando como referencial a Teoria das Representações Sociais, teve como objetivo identificar as representações sociais dos/as professores/as sobre as Tecnologias Assistivas para alunos/as com deficiência visual. Para coleta de dados, aplicou-se um questionário de evocação livre de palavras com sessenta profissionais dos diferentes níveis da educação básica. A análise deu-se a partir da construção do quadro de quatro casas, no intuito de inferir o sistema central e periférico da representação. Os resultados mostraram que as palavras que compõem o núcleo central são: adaptação de materiais, orientação, inclusão e recursos táteis. Percebeu-se que os/as professores possuem uma representação estruturada e funcional, pois contém elementos voltados para a realização de uma atividade. Conclui-se que os/as professores, ao representarem as Tecnologias Assistivas, priorizam o fazer profissional, através dos aspectos técnicos e práticos. Palavras-chave: Deficiência visual. Docentes. Inclusão educacional. Representação social. Tecnologia assistiva.Downloads
Published
2020-06-20
How to Cite
Lira, K. F. S. de. (2020). Tecnologias Assistivas para alunos/as com deficiência visual: representações sociais entre professores/as da rede pública no Sertão de Pernambuco. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 196–215. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7933
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Artigos