"As crianças de terreiros somos nós, as importantes": mais algumas questões sobre os Estudos com Crianças de Terreiros

Autores

  • Stela Guedes Caputo UERJ

Resumo

Este artigo reflete sobre os processos de construção do relativamente novo campo de pesquisa denominado Estudos com Crianças de Terreiros. As considerações baseiam-se nas análises a respeito dos conhecimentos e modos de significar a vida das crianças de terreiros brasileiros, desconsideradas historicamente em etnografias, inclusive as afrodiaspóricas. Especificamente para este texto, foram consideradas reflexões trazidas por crianças de sete terreiros no Rio de Janeiro e um terreiro em Belém. Com falas e convivências com crianças desses terreiros, foi possí­vel trazer novos elementos para futuras reflexões sobre cultura de pares, culturas infantis e redes educativas (BÂ; CORSARO; SARMENTO; ALVES; PAIS), tão importantes para os Estudos da Infância e os Estudos com os Cotidianos. As considerações aqui compartilhadas apontam para a necessidade de ampliar pesquisas a fim de aumentar contribuições não só para esses estudos, como também para os estudos afro-brasileiros. Palavras-chave: Infância. Crianças. Crianças de Terreiros. Candomblé. Educação.

Biografia do Autor

Stela Guedes Caputo, UERJ

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UERJ/PROPED/UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Kékeré. Professora adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE).

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Publicado

28-02-2020

Como Citar

Caputo, S. G. (2020). "As crianças de terreiros somos nós, as importantes": mais algumas questões sobre os Estudos com Crianças de Terreiros. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 383–407. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7603

Edição

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