Educação geográfica entre o rio e a floresta: experiências em uma comunidade ribeirinha na Amazônia-Marajoara (Pará)

Autores

  • Felipe Kevin Ramos da Silva Colégio Pitágoras

Resumo

Entre o rio e a floresta um mundo se resguarda no desvelamento: o mundo-ribeirinho e suas sinuosidades podem contribuir significativamente para a compreensão da educação geográfica para além dos moldes tradicionais de trilhas batidas. É um convite que nos permite pensar nosso engajamento no mundo, nossas relações com nós mesmos e com o sentido que, dialogicamente, trocamos com o outro e com o que as coisas são, no mundo. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa de campo sob a orientação fenomenológica, uso da história oral como sugere A. Portelli e a utilização de imagens fotográficas. Tais procedimentos nos permitiram conhecer melhor o mundo-ribeirinho, no qual, por meio dele, venho expor algumas dimensões dessa complexidade: a educação geográfica enquanto experiência original de quem habita o lugar, poeticamente. Palavras-chave: Experiência ribeirinha. Linguagem Geopoética. Ontologia amazônica.

Biografia do Autor

Felipe Kevin Ramos da Silva, Colégio Pitágoras

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (PPGEO/UFPA). Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Pará, Ananindeua. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ganhador do Prêmio "Melhor Trabalho de Conclusão de Curso" (TCC) em Geografia da UEPA (2015) com a monografia intitulada: "Geografia e Fenomenologia: por uma ontologia do espaço e do lugar". Pesquisador do "Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS" e "Territórios Emergentes e Redes de Resistência na Amazônia (TERRA)" , ambos da Universidade do Estado do Pará e do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Educação, Meio Ambiente e Cultura (LEMAC/NUMA/UFPA)". Atuou como Professor de Geografia da FAMAC/UNOPAR na modalidade EAD, polo Belém e da Rede Salesiana de Ensino, atuando no Ensino Fundamental II. Atualmente é Professor de Geografia na Rede de Ensino Pitágoras, Juruti, atuando no ensino fundamental II e no Ensino médio. Tem interesse e experiência na área de Ensino de Geografia, Geografia Cultural e Humanista com ênfase nas relações socioeconômicas e ambientais, arranjos produtivos e governança em comunidades ribeirinhas e da zona costeira Paraense.

Downloads

Publicado

06-03-2020

Como Citar

Silva, F. K. R. da. (2020). Educação geográfica entre o rio e a floresta: experiências em uma comunidade ribeirinha na Amazônia-Marajoara (Pará). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 278–298. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7142

Edição

Seção

Seção temática