Educação geográfica entre o rio e a floresta: experiências em uma comunidade ribeirinha na Amazônia-Marajoara (Pará)
Résumé
Entre o rio e a floresta um mundo se resguarda no desvelamento: o mundo-ribeirinho e suas sinuosidades podem contribuir significativamente para a compreensão da educação geográfica para além dos moldes tradicionais de trilhas batidas. É um convite que nos permite pensar nosso engajamento no mundo, nossas relações com nós mesmos e com o sentido que, dialogicamente, trocamos com o outro e com o que as coisas são, no mundo. Metodologicamente, utiliza-se da pesquisa de campo sob a orientação fenomenológica, uso da história oral como sugere A. Portelli e a utilização de imagens fotográficas. Tais procedimentos nos permitiram conhecer melhor o mundo-ribeirinho, no qual, por meio dele, venho expor algumas dimensões dessa complexidade: a educação geográfica enquanto experiência original de quem habita o lugar, poeticamente. Palavras-chave: Experiência ribeirinha. Linguagem Geopoética. Ontologia amazônica.Téléchargements
Publié-e
2020-03-06
Comment citer
Silva, F. K. R. da. (2020). Educação geográfica entre o rio e a floresta: experiências em uma comunidade ribeirinha na Amazônia-Marajoara (Pará). Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 278–298. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7142
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