Cartografia Social como metodologia para formação de professores do campo: uma experiência a partir do Arquipélago do Bailique

Autores

  • Débora Mate Mendes Universidade Federal do Amapá
  • Eliane Cabral da Silva Universidade Federal do Amapá
  • Marlo dos Reis Universidade Federal do Amapá

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a utilização da Cartografia Social como metodologia na Formação de Professores no projeto "Escola de Terra, Água e Floresta", desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá. As categorias abordadas foram educação de campo, território, diversidade e heterogeneidade. O projeto consistiu em quatro etapas, abordando as áreas do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. As atividades foram realizadas em Vila Progresso, arquipélago de Bailique, área rural de Macapá/AP. A metodologia desenvolvida foi a análise da Cartografia Social (CS) realizada por meio do desenho de mapas representando os territórios, ilhas e comunidades. Os participantes são professores de várias séries do Ensino Fundamental I de cinco escolas municipais. Os resultados do presente estudo apontam a importância da CS como metodologia para a formação de professores do campo, das águas e das florestas numa perspectiva problematizadora e interdisciplinar que considera a identidade e os modos de vida ribeirinhos no percurso formativo. Palavras-chave: Educação do Campo. Cartografia Social. Formação de Professores.

Biografia do Autor

Débora Mate Mendes, Universidade Federal do Amapá

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrária e Biologia - UNIFAP/Mazagão. Cursa doutorado em Educação no PPGED/UFPA

Eliane Cabral da Silva, Universidade Federal do Amapá

Docente do curso de Geografia - UNIFAP. Doutora em Geografia IGE/UNICAMP.

Marlo dos Reis, Universidade Federal do Amapá

Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências Agrárias e Biologia - UNIFAP/Mazagão. Mestre em Desenvolvimento Regional PPGMDR/UNIFAP.

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Publicado

28-02-2020

Como Citar

Mendes, D. M., Silva, E. C. da, & Reis, M. dos. (2020). Cartografia Social como metodologia para formação de professores do campo: uma experiência a partir do Arquipélago do Bailique. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 362–382. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7126

Edição

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Seção temática