Cartografia Social como metodologia para formação de professores do campo: uma experiência a partir do Arquipélago do Bailique
Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir a utilização da Cartografia Social como metodologia na Formação de Professores no projeto "Escola de Terra, Água e Floresta", desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá. As categorias abordadas foram educação de campo, território, diversidade e heterogeneidade. O projeto consistiu em quatro etapas, abordando as áreas do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. As atividades foram realizadas em Vila Progresso, arquipélago de Bailique, área rural de Macapá/AP. A metodologia desenvolvida foi a análise da Cartografia Social (CS) realizada por meio do desenho de mapas representando os territórios, ilhas e comunidades. Os participantes são professores de várias séries do Ensino Fundamental I de cinco escolas municipais. Os resultados do presente estudo apontam a importância da CS como metodologia para a formação de professores do campo, das águas e das florestas numa perspectiva problematizadora e interdisciplinar que considera a identidade e os modos de vida ribeirinhos no percurso formativo. Palavras-chave: Educação do Campo. Cartografia Social. Formação de Professores.Descargas
Publicado
2020-02-28
Cómo citar
Mendes, D. M., Silva, E. C. da, & Reis, M. dos. (2020). Cartografia Social como metodologia para formação de professores do campo: uma experiência a partir do Arquipélago do Bailique. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 362–382. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7126
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