Entre o corpo e o arquivo: aproximações à ideia de gesto docente

Autores

  • Angelica Vier Munhoz Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Julio Groppa Aquino Universidade de São Paulo

Resumo

O propósito do ensaio consiste na articulação da noção de gesto a três outras instâncias: corpo, arquivo e docência. Na primeira argumentação, tomam-se as ideias de arquivo e de memória, a partir de algumas proposições de Michel Foucault. Na segunda, a aproximação dá-se com o historiador Yves Bisch, na perspectiva de entender como arquivamos e recriamos os gestos da docência no corpo. A terceira apoia-se em relatos da historiadora Arlette Farge, que se ocupou de gestos de determinado espaço-tempo. A argumentação aponta para a apreensão do gesto como abertura para uma nova temporalidade. Trata-se do que faz mover, perturbando o que o precedeu, atualizando-o e repetindo-o uma vez mais. As conclusões encaminham-se à ideia de que um corpo, no registro da docência, é sempre produzido a partir de seus gestos, os quais são arquivados, atualizados e transcriados, instaurando-se, assim, a possibilidade de que modos inusitados de existir possam ali se afirmar. Palavras-chave: Arquivo. Corpo. Docência. Gestos.

Biografia do Autor

Angelica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifí­cia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. É lí­der do Grupo de pesquisa Currí­culo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq). Coordena o projeto de extensão Formação pedagógica e pensamento nômade. Atua na área de educação com ênfase em currí­culo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença.

Julio Groppa Aquino, Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado (1990) e doutorado (1995) em Psicologia Escolar pelo IPUSP, bem como pós-doutorado (2002) pela Universidade de Barcelona e livre-docência pela FEUSP (2009). Pesquisador do CNPq. Lí­der do Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder (COPERP-USP), grupo cadastrado no CNPq. Integrante da Red de Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), grupo de pesquisadores latino-americanos. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados ao encontro do pensamento foucaultiano com a educação brasileira, bem como aos processos de governamentalização em curso na atualidade educacional. É autor, coautor e organizador de um conjunto de artigos, livros e capí­tulos, com vistas a uma crí­tica sistemática das práticas educacionais em voga, tanto em sua versão formal quanto na não formal. Foi um dos ganhadores do prêmio Jabuti, categoria educação/pedagogia, em 2015, com o livro Da autoridade pedagógica í  amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente.

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Publicado

28-07-2020

Como Citar

Munhoz, A. V., & Aquino, J. G. (2020). Entre o corpo e o arquivo: aproximações à ideia de gesto docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 40–58. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6264

Edição

Seção

Artigos