Entre o corpo e o arquivo: aproximações à ideia de gesto docente
Abstract
O propósito do ensaio consiste na articulação da noção de gesto a três outras instâncias: corpo, arquivo e docência. Na primeira argumentação, tomam-se as ideias de arquivo e de memória, a partir de algumas proposições de Michel Foucault. Na segunda, a aproximação dá-se com o historiador Yves Bisch, na perspectiva de entender como arquivamos e recriamos os gestos da docência no corpo. A terceira apoia-se em relatos da historiadora Arlette Farge, que se ocupou de gestos de determinado espaço-tempo. A argumentação aponta para a apreensão do gesto como abertura para uma nova temporalidade. Trata-se do que faz mover, perturbando o que o precedeu, atualizando-o e repetindo-o uma vez mais. As conclusões encaminham-se à ideia de que um corpo, no registro da docência, é sempre produzido a partir de seus gestos, os quais são arquivados, atualizados e transcriados, instaurando-se, assim, a possibilidade de que modos inusitados de existir possam ali se afirmar. Palavras-chave: Arquivo. Corpo. Docência. Gestos.Downloads
Published
2020-07-28
How to Cite
Munhoz, A. V., & Aquino, J. G. (2020). Entre o corpo e o arquivo: aproximações à ideia de gesto docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 40–58. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6264
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Artigos