Avaliação de software educacional centrada no diálogo

Autores

  • Flávia Peres Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciano Meira Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo apresenta um modelo de avaliação de software educacional baseado na análise dos diálogos entre usuários durante o uso de um software de matemática. Quatro duplas de alunos de 6a série do ensino fundamental foram videografadas enquanto resolviam questões de aritmética propostas pelo programa. Usando técnicas da Análise da Conversação, focalizamos as "quebras" nos tópicos emergentes nos diálogos das crianças em interação com o software. O modelo proposto considera a relação entre as caracterí­sticas do design da interface e a aprendizagem decorrente da colaboração entre usuários. Palavras-chave: Avaliação de software educacional. Interação humano-computador. Análise da Conversação.

Publicado

08-05-2018

Como Citar

Peres, F., & Meira, L. (2018). Avaliação de software educacional centrada no diálogo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(4), 31–57. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4895

Edição

Seção

Artigos