Avaliação de software educacional centrada no diálogo

Auteurs-es

  • Flávia Peres Universidade Federal de Pernambuco
  • Luciano Meira Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

Este artigo apresenta um modelo de avaliação de software educacional baseado na análise dos diálogos entre usuários durante o uso de um software de matemática. Quatro duplas de alunos de 6a série do ensino fundamental foram videografadas enquanto resolviam questões de aritmética propostas pelo programa. Usando técnicas da Análise da Conversação, focalizamos as "quebras" nos tópicos emergentes nos diálogos das crianças em interação com o software. O modelo proposto considera a relação entre as caracterí­sticas do design da interface e a aprendizagem decorrente da colaboração entre usuários. Palavras-chave: Avaliação de software educacional. Interação humano-computador. Análise da Conversação.

Publié-e

2018-05-08

Comment citer

Peres, F., & Meira, L. (2018). Avaliação de software educacional centrada no diálogo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(4), 31–57. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4895

Numéro

Rubrique

Artigos