Efeitos das polí­ticas de correção de fluxo sobre as gerações escolares que frequentam o Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro

Autores

  • Mônica Dias Peregrino Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Os efeitos das polí­ticas de correção de fluxo escolar têm sido debatidos na literatura gerando conclusões polêmicas. Concorda-se que essas polí­ticas tiveram consequências importantes sobre as taxas de aprovação e permanência e no combate à defasagem escolar, mas continua-se a levantar dúvidas sobre sua eficácia, no que tange ao combate às desigualdades educacionais nacionais. Neste artigo, buscamos abordar o tema a partir de uma nova perspectiva. Tomando a Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio (EJA/EM) como margem do sistema regular de ensino, investigam-se aqui as trajetórias de duas gerações escolares separadas por tais polí­ticas e propõe-se um debate acerca do valor de dois eventos fundamentais, usados como marcadores de trajetória escolar no estudo: repetência e abandono. Finalmente, a reconstrução e a comparação entre as trajetórias escolares de jovens e não-jovens nos permitem identificar as diferenças que marcam os modos de escolarização dessas gerações, separadas por um modelo de expansão escolar que, sem deixar de ser seletivo, amplia seu alcance e extensão, criando, porém, novas margens. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Gerações escolares. Polí­ticas de correção de fluxo escolar. Trajetórias escolares.

Biografia do Autor

Mônica Dias Peregrino Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui pós-doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Ganhadora do Prêmio Capes Tese na área de Educação em 2007, pela tese "Desigualdade numa escola em mudança: trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres".É professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do programa de pós-graduação em Educação da mesma. Coordena a pesquisa "Escola, Trabalho e Território: elementos para a compreensão dos modos de transição para a vida adulta de jovens em "defasagem escolar" no Rio de Janeiro". Atua principalmente nos seguintes temas: processos e condições de expansão escolar no Brasil; juventude e seus processos de socialização; desigualdades sociais.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

Ferreira, M. D. P. (2019). Efeitos das polí­ticas de correção de fluxo sobre as gerações escolares que frequentam o Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 372–403. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4714

Edição

Seção

Artigos