Efeitos das políticas de correção de fluxo sobre as gerações escolares que frequentam o Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro
Resumen
Os efeitos das políticas de correção de fluxo escolar têm sido debatidos na literatura gerando conclusões polêmicas. Concorda-se que essas políticas tiveram consequências importantes sobre as taxas de aprovação e permanência e no combate à defasagem escolar, mas continua-se a levantar dúvidas sobre sua eficácia, no que tange ao combate às desigualdades educacionais nacionais. Neste artigo, buscamos abordar o tema a partir de uma nova perspectiva. Tomando a Educação de Jovens e Adultos/Ensino Médio (EJA/EM) como margem do sistema regular de ensino, investigam-se aqui as trajetórias de duas gerações escolares separadas por tais políticas e propõe-se um debate acerca do valor de dois eventos fundamentais, usados como marcadores de trajetória escolar no estudo: repetência e abandono. Finalmente, a reconstrução e a comparação entre as trajetórias escolares de jovens e não-jovens nos permitem identificar as diferenças que marcam os modos de escolarização dessas gerações, separadas por um modelo de expansão escolar que, sem deixar de ser seletivo, amplia seu alcance e extensão, criando, porém, novas margens. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Gerações escolares. Políticas de correção de fluxo escolar. Trajetórias escolares.Descargas
Publicado
2019-09-09
Cómo citar
Ferreira, M. D. P. (2019). Efeitos das políticas de correção de fluxo sobre as gerações escolares que frequentam o Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 372–403. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4714
Número
Sección
Artigos