Acessibilidade em jogos digitais para uso em sala de aula: recomendações para professores de turmas inclusivas

Autores

  • Izadora Ribeiro Perkoski Universidade Federal de São Carlos
  • Rosimeire Maria Orlando Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Quando os jogos utilizados em sala de aula não são projetados considerando a diversidade dos jogadores, os usuários podem encontrar dificuldades em interagir com essas tecnologias devido a barreiras presentes em suas interfaces de uso. Considerando a necessidade de promover o acesso de pessoas com deficiência a uma maior variedade de jogos, tanto por seu valor cultural e recreativo quanto pelo seu potencial educacional e terapêutico, o presente estudo pretende derivar, da literatura dedicada ao desenvolvimento de jogos, recomendações voltadas a educadores que desejem selecionar jogos acessí­veis para uso em sala de aula. O método consistiu na aplicação da análise de conteúdo a dois conjuntos de recomendações de desenvolvimento de jogos, com posterior integração das recomendações e redação de sí­ntese final. Como resultado, este estudo apresenta uma compilação de recomendações práticas, úteis e de fácil compreensão para professores de turmas inclusivas que desejem adotar jogos digitais como ferramentas didáticas. Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão escolar. Jogos educacionais. Jogos digitais.

Biografia do Autor

Izadora Ribeiro Perkoski, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial no Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (PPGEES/UFSCar)

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial (PPGEES/UFSCar)

Downloads

Publicado

11-07-2020

Como Citar

Perkoski, I. R., & Orlando, R. M. (2020). Acessibilidade em jogos digitais para uso em sala de aula: recomendações para professores de turmas inclusivas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 418–437. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4623

Edição

Seção

Artigos