Abordagem estrutural das representações sociais: da análise de similitude ao grupo focal, uma proposta metodológica

Autores

  • Sueli Pereira Donato UNINTER
  • Romilda Teodora Ens PUCPR
  • Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto PUCPR
  • Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin UEL-PR

Resumo

O artigo toma como objeto de estudo a metodologia para apreensão das representações sociais (RS) na perspectiva da abordagem estrutural, contemplando um olhar plurimetodológico. Esta vertente das RS exige mais de uma técnica para elucidar as informações que envolvem o objeto de uma representação, ou seja, não se restringem ou privilegiam um único procedimento, técnica e/ou instrumento especí­fico de pesquisa e, sim, abarca diferentes possibilidades de apreensão e análise do objeto investigado. Abordamos essa temática fazendo um recorte de uma pesquisa que buscou analisar os elementos de profissionalidade presentes nas RS de estudantes do curso de Pedagogia, em que a metodologia abarcou a trí­ade: análise prototí­pica, análise de similitude e técnica de grupo focal. Porém, não detalharemos os resultados obtidos nessa investigação, mas sim, privilegiamos nesse estudo, as bases teóricas e discussão acerca da metodologia que respaldou essa investigação. Desse modo, nosso objetivo consiste em demonstrar a metodologia desenvolvida com uma pesquisa em representações sociais, pautada na teoria do núcleo central, em que se articulou a análise prototí­pica, de similitude e técnica de grupo focal. A análise de similitude apresenta a relação e o grau de conectividade entre os elementos da estrutura da representação social, caracterizados por um gráfico denominado de árvore máxima. Para melhor interpretar, refletir e entender a configuração desses elementos na árvore máxima foram desenvolvidas sessões de grupos focais, promovendo uma interação espontânea entre os participantes e o pesquisador, revelando a potencialidade de articulação metodológica nos estudos de RS.

Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, UNINTER

Doutora em Educação. Professora do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Membro do grupo de pesquisa: Polí­ticas de formação do professor, trabalho docente e representações sociais (POFORS) na PUCPR.

Romilda Teodora Ens, PUCPR

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Lí­der do grupo de pesquisa: Polí­ticas de formação do professor, trabalho docente e representações sociais (POFORS) na PUCPR.Pesquisadora associada da FCC-CIERS-Ed.

Elizabeth Dantas de Amorim Favoreto, PUCPR

Doutoranda em Educação pela PUCPR. Membro do grupo de pesquisa: Polí­ticas de formação do professor, trabalho docente e representações sociais (POFORS) na PUCPR.

Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin, UEL-PR

Professor Associado na Universidade Estadual de Londrina (PR). Atua na graduação e no mestrado em educação. Pós-Doutorado em Educação pela PUCPR. Membro do grupo de pesquisa: Polí­ticas de formação do professor, trabalho docente e representações sociais (POFORS) na PUCPR.

Publicado

25-10-2017

Como Citar

Donato, S. P., Ens, R. T., Favoreto, E. D. de A., & Pullin, E. M. M. P. (2017). Abordagem estrutural das representações sociais: da análise de similitude ao grupo focal, uma proposta metodológica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 367–394. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3786

Edição

Seção

Artigos