Abordagem estrutural das representações sociais: da análise de similitude ao grupo focal, uma proposta metodológica
Résumé
O artigo toma como objeto de estudo a metodologia para apreensão das representações sociais (RS) na perspectiva da abordagem estrutural, contemplando um olhar plurimetodológico. Esta vertente das RS exige mais de uma técnica para elucidar as informações que envolvem o objeto de uma representação, ou seja, não se restringem ou privilegiam um único procedimento, técnica e/ou instrumento específico de pesquisa e, sim, abarca diferentes possibilidades de apreensão e análise do objeto investigado. Abordamos essa temática fazendo um recorte de uma pesquisa que buscou analisar os elementos de profissionalidade presentes nas RS de estudantes do curso de Pedagogia, em que a metodologia abarcou a tríade: análise prototípica, análise de similitude e técnica de grupo focal. Porém, não detalharemos os resultados obtidos nessa investigação, mas sim, privilegiamos nesse estudo, as bases teóricas e discussão acerca da metodologia que respaldou essa investigação. Desse modo, nosso objetivo consiste em demonstrar a metodologia desenvolvida com uma pesquisa em representações sociais, pautada na teoria do núcleo central, em que se articulou a análise prototípica, de similitude e técnica de grupo focal. A análise de similitude apresenta a relação e o grau de conectividade entre os elementos da estrutura da representação social, caracterizados por um gráfico denominado de árvore máxima. Para melhor interpretar, refletir e entender a configuração desses elementos na árvore máxima foram desenvolvidas sessões de grupos focais, promovendo uma interação espontânea entre os participantes e o pesquisador, revelando a potencialidade de articulação metodológica nos estudos de RS.Téléchargements
Publié-e
2017-10-25
Comment citer
Donato, S. P., Ens, R. T., Favoreto, E. D. de A., & Pullin, E. M. M. P. (2017). Abordagem estrutural das representações sociais: da análise de similitude ao grupo focal, uma proposta metodológica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 367–394. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3786
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Artigos