Egressos de curso de graduação a distância: perfil, dificuldades nas trajetórias e sentido do diploma
Resumo
O artigo apresenta o perfil de 25 egressos do curso de Pedagogia a distância da UnB que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e analisa em 07 entrevistas o discurso da conquista do diploma, articulado aos processos relacionais; comportamentais e o existencial (CUNHA; SOUZA, 2011), com base na Análise do Discurso Crítica. Com enfoque exploratório e descritivo, ressalta a origem social e o capital cultural dos estudantes (BOURDIEU, 2001a). Os egressos, adultos trabalhadores do interior do Brasil, vivenciando limitações econômicas, de acesso ao computador e internet e culturais, tem a inclusão no ensino superior associada à iniciação tecnológica e capital informacional via internet. O diploma é mérito e virtude individual, em nome da causa familiar, de um "ter" para "ser mais". Familiares, pelo investimento nos estudos, representam a herança afetiva dos estudantes, tendendo a se reproduzir como dever filial e moral de incluir suas próximas gerações na educação superior. Palavras-chave: Egressos. Pedagogia. Educação a distância. Diploma.Downloads
Publicado
13-12-2019
Como Citar
Lopes, C., & Silva, B. H. P. (2019). Egressos de curso de graduação a distância: perfil, dificuldades nas trajetórias e sentido do diploma. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 185–208. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3773
Edição
Seção
Artigos