Egressos de curso de graduação a distância: perfil, dificuldades nas trajetórias e sentido do diploma

Auteurs-es

  • Carlos Lopes Universidade de Brasí­lia (UnB)
  • Beatriz Helena Pinho Silva UnB, Sec.Educ. DF

Résumé

O artigo apresenta o perfil de 25 egressos do curso de Pedagogia a distância da UnB que integra a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e analisa em 07 entrevistas o discurso da conquista do diploma, articulado aos processos relacionais; comportamentais e o existencial (CUNHA; SOUZA, 2011), com base na Análise do Discurso Crí­tica. Com enfoque exploratório e descritivo, ressalta a origem social e o capital cultural dos estudantes (BOURDIEU, 2001a). Os egressos, adultos trabalhadores do interior do Brasil, vivenciando limitações econômicas, de acesso ao computador e internet e culturais, tem a inclusão no ensino superior associada à iniciação tecnológica e capital informacional via internet. O diploma é mérito e virtude individual, em nome da causa familiar, de um "ter" para "ser mais". Familiares, pelo investimento nos estudos, representam a herança afetiva dos estudantes, tendendo a se reproduzir como dever filial e moral de incluir suas próximas gerações na educação superior. Palavras-chave: Egressos. Pedagogia. Educação a distância. Diploma.

Bibliographies de l'auteur-e

Carlos Lopes, Universidade de Brasí­lia (UnB)

Prof. Associado da Faculdade de Educação da Universidade de Brasí­lia (UnB), doutor em Sociologia, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Tem experiência com Sociologia da Educação e Educação a Distância.

Beatriz Helena Pinho Silva, UnB, Sec.Educ. DF

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasí­lia. Profa. da Sec. Educação do Distrito Federal. Membro do Grupo de Pequisa Educação e Tecnologias.

Téléchargements

Publié-e

2019-12-13

Comment citer

Lopes, C., & Silva, B. H. P. (2019). Egressos de curso de graduação a distância: perfil, dificuldades nas trajetórias e sentido do diploma. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 185–208. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3773

Numéro

Rubrique

Artigos