Modos de ler imagens em contextos de formação inicial de professores

Autores

  • Guaracira Gouvea Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -
  • Lucia Pralon Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Carmen Irene Correia Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -
  • Maria Auxiliadora Delgado Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -

Resumo

Esta investigação estudou os modos de leituras de diferentes imagens realizadas por estudantes de um curso de formação de professores, de modo a aprofundar o debate acerca da inserção da reflexão teórica sobre as questões das imagens na formação do professor, pois consideramos que esta possibilitará discutir o papel da imagem na constituição dos textos contemporâneos, nos modos de leituras, na aprendizagem, na constituição de subjetividades e identidades. Partindo da hipótese de que os modos de leitura geram tanto significados e sentidos previstos como não previstos pelo autor e que possibilitam aquisição de outros conhecimentos, igualmente não pensados a priori pelo autor, nossa questão de pesquisa foi: frente a diferentes imagens, quais são seus modos de ler? Para tanto, o campo empí­rico foi o curso de formação de professores/Pedagogia de uma IFES, onde desenvolvemos uma oficina realizada em dois momentos: questionário de levantamento das memórias de imagens e leitura de imagens projetadas. Comparando as leituras de diferentes imagens, ficou claro que as imagens ganham sentidos mais densos conforme os estudantes tiveram algum aprendizado anterior e que este ficou em suas memórias. Percebemos a dificuldade dos estudantes em utilizar os elementos de sua cultura para a leitura das imagens cientí­ficas, na medida em que estas, geralmente, não são formadas por elementos de seu repertório. Colocados diante das imagens, constroem narrativas e recorrem às suas lembranças, reforçando a importância que as imagens têm na formação cultural dos estudantes contemporâneos e a necessidade de um aprendizado da leitura de imagens.

Biografia do Autor

Guaracira Gouvea, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -

Professora Adjunda da UNIRIO, lotada do Departamento de Didática da Escola de Educação e professora do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da mesma instituição.

Lucia Pralon, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunda da UNIRIO, lotada do Departamento de Didática da Escola de Educação e professora do Programa de Pós Graduação em Educação - PPGEdu, da mesma instituição.

Publicado

20-07-2016

Como Citar

Gouvea, G., Pralon, L., Oliveira, C. I. C., & Machado, M. A. D. (2016). Modos de ler imagens em contextos de formação inicial de professores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 135–159. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1927

Edição

Seção

Artigos