Tecnologias e formação para o trabalho docente na sociedade contemporânea

Autores

  • Crizieli Silveira Ostrovski Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Tânia Regina Raitz Universidade do vale do Itajaí­ - UNIVALI

Resumo

O artigo constitui-se de um ensaio sobre educação, tecnologia e trabalho docente, refletindo a perspectiva crí­tica sobre as tecnologias na sociedade contemporânea e na prática pedagógica. A organização social atual coloca as tecnologias como integrante na vida em sociedade, evidenciando que o desenvolvimento técnico-cientí­fico trouxe mudanças com as tecnologias da Informação e Comunicação. E também no trabalho com a microeletrônica, cibernética, a internet, a robótica, biotecnologia e a fibra ótica, que são incorporadas no processo produtivo e na qualificação para o trabalho. No decorrer do artigo apresenta-se aportes teóricos que desenvolvem o tema e dão suporte às discussões sobre as tecnologias da informação e comunicação e como estas influenciam na forma de disseminar a informação, na constituição dos conceitos e na formação docente. Portanto, pesquisadores como Kuenzer (2003), Frigotto (2010), Saviani (2007), Pimenta (2010), Veiga (2004), Candau (2011), Levy (2004), Netto (2005), entre outros foram importantes para as conexões analí­ticas. Ao concentrarem suas produções sobre o trabalho docente explicando de maneira crí­tica a relação contexto produtivo e educação, também trazem a discussão da Tecnologia da Informação e Comunicação como impactante na sociedade e no processo educativo. Esta temática é extremamente significativa, uma vez que não se esgota no contexto escolar, mas está relacionada à formação e o contexto social. Ao interligar as Tecnologias da Informação e Comunicação com a ação pedagógica busca-se contribuir no âmbito da ação do processo de ensino e aprendizagem com o trabalho docente.

Biografia do Autor

Crizieli Silveira Ostrovski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Doutoranda do curso de Educação da Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI. Participante do grupo de Pesquisa Educação e Trabalho. Pesquisadora da área de Educação e Trabalho e das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs.

Tânia Regina Raitz, Universidade do vale do Itajaí­ - UNIVALI

Professora do doutorado em educação da Universidade do vale do Itajá - UNIVALI

Publicado

24-05-2016

Como Citar

Ostrovski, C. S., & Raitz, T. R. (2016). Tecnologias e formação para o trabalho docente na sociedade contemporânea. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 181–201. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1224

Edição

Seção

Artigos