Tecnologias e formação para o trabalho docente na sociedade contemporânea
Résumé
O artigo constitui-se de um ensaio sobre educação, tecnologia e trabalho docente, refletindo a perspectiva crítica sobre as tecnologias na sociedade contemporânea e na prática pedagógica. A organização social atual coloca as tecnologias como integrante na vida em sociedade, evidenciando que o desenvolvimento técnico-científico trouxe mudanças com as tecnologias da Informação e Comunicação. E também no trabalho com a microeletrônica, cibernética, a internet, a robótica, biotecnologia e a fibra ótica, que são incorporadas no processo produtivo e na qualificação para o trabalho. No decorrer do artigo apresenta-se aportes teóricos que desenvolvem o tema e dão suporte às discussões sobre as tecnologias da informação e comunicação e como estas influenciam na forma de disseminar a informação, na constituição dos conceitos e na formação docente. Portanto, pesquisadores como Kuenzer (2003), Frigotto (2010), Saviani (2007), Pimenta (2010), Veiga (2004), Candau (2011), Levy (2004), Netto (2005), entre outros foram importantes para as conexões analíticas. Ao concentrarem suas produções sobre o trabalho docente explicando de maneira crítica a relação contexto produtivo e educação, também trazem a discussão da Tecnologia da Informação e Comunicação como impactante na sociedade e no processo educativo. Esta temática é extremamente significativa, uma vez que não se esgota no contexto escolar, mas está relacionada à formação e o contexto social. Ao interligar as Tecnologias da Informação e Comunicação com a ação pedagógica busca-se contribuir no âmbito da ação do processo de ensino e aprendizagem com o trabalho docente.Téléchargements
Publié-e
2016-05-24
Comment citer
Ostrovski, C. S., & Raitz, T. R. (2016). Tecnologias e formação para o trabalho docente na sociedade contemporânea. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 181–201. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1224
Numéro
Rubrique
Artigos