Tecnologias Digitais na Educação Indígena: Contribuições e desafios

Autores/as

Palabras clave:

Cultura, Enseñanza, Etnia, Innovación

Resumen

El artículo tiene como objetivo identificar las contribuciones y desafíos del uso de las tecnologías en los procesos de enseñanza y aprendizaje en la Educación Indígena. La investigación se caracteriza como una revisión bibliográfica, del tipo metassíntesis cualitativa. Los datos analizados están disponibles en el portal CAPES, utilizando los descriptores “Tecnologías” y “Educación Indígena”, en el período de 2013 a 2024. Tuvo como propósito responder a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son los artículos publicados en las revistas de CAPES que abordan el uso de tecnologías digitales en la Educación Indígena? Se seleccionaron cuatro artículos para el estudio. Los datos indicaron que las tecnologías digitales contribuyeron a los procesos de enseñanza y aprendizaje con la preservación y difusión de la cultura, saberes, cosmología y ancestralidades de los pueblos indígenas; también se presentaron como formas de minimizar las distancias, indiferencias y/o cualquier otro eventual proceso discriminatorio. Como desafíos, las investigaciones analizadas sugieren que están relacionados con la falta de acceso a las tecnologías y la oferta de formación a los docentes indígenas.

Biografía del autor/a

Juliana Barros Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), polo UFMT. Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e mestrado em Ecologia, Ambiente e Território pela Universidade do Porto (2014), Portugal. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, desde 2009. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ecologia e Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Conservação ambiental, percepção ambiental, ensino de ciências da natureza e comunidade escolar.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado do Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática e coordenadora do GT6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a distância da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É docente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM - UNEMAT e do Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2022-2024) e foi a proponente/coordenadora da proposta 628/2023 de APCN aprovada pela CAPES para a abertura do curso de doutorado no PPGECM. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Atualmente desenvolve sua pesquisa de pós-doutorado na UNESP e desenvolve e orienta pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Inteligências Artificias Generativas; Tecnologias Digitais; Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line; Ensino Híbrido, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais GEPETD- UNEMAT. Atuou em todos os níveis de ensino, desde a Educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental até o Ensino superior. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. Recebeu, em 2014, o Selo Cultura Acadêmica do Programa PROPG Digital - UNESP - pela obra "Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line". É membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - UNESP. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TD e Educação Matemática; Educação a Distância On-line; Estágio Curricular Supervisionado; Geometria Analítica e vetorial, Geometria plana, Geometria espacial; Desenho Geométrico; Trabalho de Conclusão de Curso.

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atuou como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) - Pólo UFMT/Cuiabá. 

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Publicado

2025-09-12

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)