O valor formativo de narrativas biográficas: um experimento de pensamento sobre amizade, sensibilidade estética e docência
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.2025v220030Palavras-chave:
John Dewey, Experiência Estética, Experimento de Pensamento, Formação DocenteResumo
Este artigo argumenta que a leitura de narrativas biográficas contribui com a formação de professores, por constituir um meio eficaz para o desenvolvimento da sensibilidade estética necessária à docência. Os conceitos centrais do artigo referentes ao ofício docente são fundamentados na filosofia educacional de John Dewey. A primeira seção discute o que motiva a escolha de um personagem a ser biografado, concluindo ser a busca pelo estabelecimento de relações de amizade, no sentido conceituado por Aristóteles. A segunda seção analisa que narrativas biográficas de artistas também possuem valor formativo. Em sintonia com a proposta deweyana, as seções finais do artigo apresentam a narrativa de um professor que lê a biografia de Henri Matisse para firmar laços de amizade. Neste caso, utiliza-se um experimento de pensamento, método de natureza retórica e dialética que é útil quando não se pode recorrer a dados empíricos ou se acredita que a teorização não produzirá o efeito desejado.
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