O valor formativo de narrativas biográficas: um experimento de pensamento sobre amizade, sensibilidade estética e docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.2025v220030

Palavras-chave:

John Dewey, Experiência Estética, Experimento de Pensamento, Formação Docente

Resumo

Este artigo argumenta que a leitura de narrativas biográficas contribui com a formação de professores, por constituir um meio eficaz para o desenvolvimento da sensibilidade estética necessária à docência. Os conceitos centrais do artigo referentes ao ofício docente são fundamentados na filosofia educacional de John Dewey. A primeira seção discute o que motiva a escolha de um personagem a ser biografado, concluindo ser a busca pelo estabelecimento de relações de amizade, no sentido conceituado por Aristóteles. A segunda seção analisa que narrativas biográficas de artistas também possuem valor formativo. Em sintonia com a proposta deweyana, as seções finais do artigo apresentam a narrativa de um professor que lê a biografia de Henri Matisse para firmar laços de amizade. Neste caso, utiliza-se um experimento de pensamento, método de natureza retórica e dialética que é útil quando não se pode recorrer a dados empíricos ou se acredita que a teorização não produzirá o efeito desejado.

Biografia do Autor

Matheus Barbosa Ribeiro, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Alfenas. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marcus Vinicius Cunha, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão da Universidade de São Paulo.

 

Greicilene Santana de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS-CPAN). Professora da Prefeitura Municipal de Corumbá-MS.

Erika Natacha Fernandes Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS-CPNV).

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Publicado

28-11-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)