Teoria das Representações Sociais: um Convite aos Estudos de Serge Moscovici
Palavras-chave:
Representações Sociais, Denise Jodelet, Abordagem Processual, HermenêuticaResumo
Este artigo é um convite para conhecer a Teoria das Representações Sociais (TRS), bem como uma homenagem aos 45 anos da publicação da obra Representação Social da Psicanálise, de Serge Moscovici (1978), pela Zahar Editora. Apoiados no método Hermenêutico, com uma pesquisa bibliográfica exploratória, o objetivo é compreender as abordagens da TRS, tendo como olhar uma de suas abordagens, a processual. Com isso, o artigo convida o leitor a apreender as Representações Sociais (RS), a partir das Representações Coletivas (Durkheim, 1989), como fez Moscovici (1961, 2012), bem como seus mecanismos e dimensões, além das abordagens da TRS utilizadas no Brasil produzidas por estudiosos, pesquisadores e discípulos do autor, a fim de compreender as possibilidades da TRS em pesquisas, principalmente, em Educação.
Referências
ALAYA, D. B. Abordagens filosóficas e a teoria das representações sociais. In: ALMEIDA, A. M.; SOUZA SANTOS, M. F.; TRINDADE, Z. A. (org.). Teoria das representações sociais: 50 anos. Brasília, DF: Technopolitik, 2011. p. 262-281.
ALAYA, D. B.; CHAMON, T. Pensamento social e a questão da racionalidade. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 16-29, 2020.
ALVES‐MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, Brasília, DF, ano 14, n. 61, p. 60-78, jan./mar. 1994.
ARRUDA, A. Teoria das Representações Sociais e Teorias de Gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, p. 127-147, 2002. Doi: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000300007.
BONETI, L. W. Prefácio. In: ENS, R. T; OLIVEIRA, J. L. Métodos de pesquisa e suas interfaces em educação. Curitiba: CRV, 2024. v. 4; p. 17-20. (Coleção Formação de professores e Políticas Educacionais).
CASSIANI, S. H. de B.; CALIRI, M. H. L.; PELÁ, N. T. R. A teoria fundamentada nos dados como abordagem da pesquisa interpretativa. Revista latino-americana de enfermagem, v. 4, p. 75-88, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-11691996000300007 . Acesso em: 20 out. 2023.
CRISTÓFANO, S. A hermenêutica como perspectiva metodológica para a leitura, análise e compreensão da literatura infantil e juvenil. Revista Semioses, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 13-24, fev. 2011. Disponível em: http://apl.unisuam.edu.br/semioses/pdf/n8/n8_art_01.pdf. Acesso em: 25 ago. 2023.
DONATO, S. P.; ENS, R. T.; FAVORETO, E. D. de A.; PULLIN, E. M. M. P. Abordagem estrutural das representações sociais: da análise de similitude ao grupo focal, uma proposta metodológica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 37, p. 367-394, 2017. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3786. Acesso em: 07 ago. 2023.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Edições Paulinas, 1989.
ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. Representações sociais e visão complexa: interfaces e fronteiras entre as proposições de Serge Moscovici e Edgar Morin. In: ENS, R. T.; VILLAS BÔAS, Lucia; BEHRENS, M. A. Representações sociais: fronteiras, interfaces e conceitos. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2013. p. 89-108.
ENS, Romilda Teodora. Possible dialogues between social representations and educational policies: the dilemma of data analysis. In: SOUSA, Clarilza Prado de; SERRANO OSWALD, Serena Eréndira (ed.). Social Representations for the Anthropocene: Latin American Perspectives. Cham: Springer International Publishing, 2021. Cap. 15. p. 311-323. Introductory Comment - Elizabeth Fernandes de Macedo. https://doi.org/10.1007/978-3-030-67778-7_15.
GADAMER, H.-G. Verdade e método II: complementos e índices. Tradução Ênio Paulo Giachini. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2010.
GALEGO, J. P. C. Representações Sociais de Professores PDE-PR sobre Alfabetização Científica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2023.
GHEDIN, E.; FRANCO, A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, Artmed, 2009.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 44-45.
GODOI, M. V. M. Formação continuada de professores no Estado do Paraná: recontextualização e desafios. 2023. 141f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2023.
HABERMAS, J. Ciências sociais reconstrutivas versus ciências sociais compreensivas. In: HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. p. 37-60.
JODELET. D. Conferência de Denise Jodelet por ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: SOUSA, C. P. de et al (org.). Representações sociais: estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011. p. 11-34.
JODELET, D. Contribuições das representações sociais para análise das relações entre educação e trabalho. In: PARDAL, L.; MARTINS, A.; SOUSA, C. P.; DUJO, A.; PLACCO. V. Educação e trabalho: representações, competências e trajetórias. 2007. p. 11-26.
JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e estado, Brasília, DF, v. 24, p. 679-712, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-69922009000300004. Acesso: 12 ago. 2023.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). Representações sociais. Tradução Lilian Ulup Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 17-44.
JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LAHLOU, S. Difusão das Representações Sociais e Inteligência Coletiva Distribuída. In: ALMEIDA, A. M.; SOUZA SANTOS, M. F.; TRINDADE, Z. A. (org.). Teoria das representações sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitik, 2011. p. 59-99.
LIMA, T. C. S. de; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, p. 37-45, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004. Acesso em: 24 out. 2023.
MARKOVÁ, Ivana. A fabricação da teoria de representações sociais. Cadernos de Pesquisa [online]. v. 47, n. 163, p. 358-375, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143760 Acesso em: 04 mar. 2024.
MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875. Acesso em: 07 ago. 2023.
MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução Sonia Fuhrmann. Petrópolis. RJ: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Tradução Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. Ideias e seu desenvolvimento: um diálogo entre Serge Moscovici e Ivana Marková. In: MOCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigação em psicologia social. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. cap. 7, p. 305-388.
MOSCOVICI, S. On social representations. In: FORGAS, J. P. (ed.). Social cognition: perspective on everyday undertanding. London: Academic Press, 1981.
MOSCOVICI, S. La psychanalyse, son image et son public. Paris: PUF, 1961.
NAGEL, J. S. de O. Representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre função formativa na rede municipal de ensino de Curitiba. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.
RATINAUD P. IRAMUTEQ: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [software]. 2009. Disponível em: http://www.iramuteq.org. Acesso em: 04 mar 2024.
RIBAS, M. S. Educação em direitos humanos no contexto da educação de jovens e adultos: o desvelar da violência simbólica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017.
RICOEUR, P. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Tradução M. F. Sá Correia. Porto/Portugal: RÉS, 1978.
SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.
SCHMIDT, L. K. Hermenêutica. Tradução Fábio Ribeiro. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
SILVA, E. da R. Do Conhecimento sociológico à teoria das representações sociais. Sociedade e cultura, Goiás, v. 6, n. 2, p. 189-199, 2003.
SOUSA, C. P. de; ENS, R. T.; OSWALD, S. E. S. A construção do pensamento social de professoras e coordenadoras pedagógicas sobre a pandemia da covid-19: um estudo em representações sociais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 18, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20929.007. Acesso em: 21 out. 2023.
VÈRGES, P. Conjunto de programas que permitem a análise de evocações - EVOC: manual. Versão 5. Aix en Provence, 2002.
ZANATTA, J. A.; COSTA, M. L. Um passeio pelo caminho das representações sociais. Psicólogo informação, São Paulo, v. 18, n. 18, p. 119-135, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/229057560. Acesso em: 20 out. 2023.