Conversas curriculares de matemática da EJA

formação docente e construção coletiva de currí­culos outros

Autores

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Adriano Vargas Freitas UNNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palavras-chave:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Formação docente em Matemática. , Currículos de Matemática. , Perspectivas decoloniais.

Resumo

Neste artigo apresentamos análises de narrativas de docentes, captadas em uma atividade desenvolvida em um curso de formação docente que teve como foco a temática currí­culos da área de matemática para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Nestas discussões objetivamos destacar as percepções de docentes sobre currí­culo, articuladas aos seus entendimentos sobre como construí­-lo de forma coletiva e decolonialista. Apresentamos também algumas perspectivas decoloniais que colaboram para uma formação de professores de Matemática mais plural e diversificada. Destacamos, em seguida, a estruturação do curso "Saberes, currí­culos e práticas pedagógicas em matemática na Educação de Jovens e Adultos", e algumas conversas curriculares com os docentes que lecionam Matemática na EJA.

Biografia do Autor

Francisco Josimar Ricardo Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação Matemática, Etnomatemática, Currí­culos e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Integra o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

Adriano Vargas Freitas, UNNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Educação Matemática pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor da Faculdade de Educação da UFF, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Desenvolve pesquisas relacionadas í  Educação Matemática, Formação de Professores e Currí­culos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e vice coordenador do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

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Publicado

10-12-2023

Como Citar

Xavier, F. J. R. ., & Freitas, A. V. (2023). Conversas curriculares de matemática da EJA: formação docente e construção coletiva de currí­culos outros. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11074. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11074

Edição

Seção

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.