Conversas curriculares de matemática da EJA

formação docente e construção coletiva de currí­culos outros

Autores/as

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Adriano Vargas Freitas UNNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Palabras clave:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Formação docente em Matemática. , Currículos de Matemática. , Perspectivas decoloniais.

Resumen

Neste artigo apresentamos análises de narrativas de docentes, captadas em uma atividade desenvolvida em um curso de formação docente que teve como foco a temática currí­culos da área de matemática para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Nestas discussões objetivamos destacar as percepções de docentes sobre currí­culo, articuladas aos seus entendimentos sobre como construí­-lo de forma coletiva e decolonialista. Apresentamos também algumas perspectivas decoloniais que colaboram para uma formação de professores de Matemática mais plural e diversificada. Destacamos, em seguida, a estruturação do curso "Saberes, currí­culos e práticas pedagógicas em matemática na Educação de Jovens e Adultos", e algumas conversas curriculares com os docentes que lecionam Matemática na EJA.

Biografía del autor/a

Francisco Josimar Ricardo Xavier, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação Matemática, Etnomatemática, Currí­culos e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Integra o Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

Adriano Vargas Freitas, UNNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutor em Educação Matemática pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (PPGEdu-UFF). Professor da Faculdade de Educação da UFF, no departamento Sociedade, Educação e Conhecimento (SSE). Desenvolve pesquisas relacionadas í  Educação Matemática, Formação de Professores e Currí­culos direcionados a Educação de Jovens e Adultos. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GPEJA) e vice coordenador do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).

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Publicado

2023-12-10

Cómo citar

Xavier, F. J. R. ., & Freitas, A. V. (2023). Conversas curriculares de matemática da EJA: formação docente e construção coletiva de currí­culos outros. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11074. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11074

Número

Sección

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.