Práticas Pedagógicas Transformadoras Escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe
Resumo
O presente artigo expõe as concepções epistemológicas, reflexões, bem como, os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral consistiu em conhecer estratégias pedagógicas escolares transformadoras da América Latina e Caribe, em revistas científicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, analisamos 50 artigos de quatro diferentes revistas de EJA, indexadas no catálogo Latindex. A análise foi feita com base em conceitos teóricos de Paulo Freire, principal referencial teórico desta pesquisa. Partimos da hipótese de que: práticas respaldadas em um viés transformador têm a potencialidade de levar o educando a reconstruir o conhecimento, com vista a uma conscientização e instrumentalização para intervir, de fato, no mundo que o rodeia. Pudemos concluir que as aprendizagens proporcionadas pelas práticas analisadas são transformadoras conforme ampliam a consciência dos estudantes e os instrumentalizam para discernir sobre suas próprias opções.Downloads
Publicado
30-12-2023
Como Citar
Leal, I. G., & Fernandes, J. R. (2023). Práticas Pedagógicas Transformadoras Escolares na Educação de Jovens e Adultos: contribuições de revistas da América Latina e Caribe. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11038. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11038
Edição
Seção
Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.