Rede Cirandar em Conversa: Vidas, Lições e Redes de Formação
Resumo
Apresenta-se parte do estudo de uma tese de doutorado centrada em documentar as experiências docentes na Rede Cirandar. Para tanto, é tecida uma história de constituição da presente Rede Cirandar, incluindo teóricos, princípios e apostas que margeiam seu desenvolvimento, desde o ano de 2012. Na sequência, a conversa é assumida como metodologia da presente investigação, tendo algumas indagações como mediadoras para documentar narrativamente as experiências educativas e a produção de saber pedagógico. Desse modo, as aprendizagens, sentimentos e afetos são narrados pelos participantes da Rede, colocando em evidência os princípios e compreensões que regem as redes de investigação-formação docente. Assim, argumenta-se a potência de fomentar a constituição de coletivos docentes, oportunizando processos colaborativo e contra-hegemônico, com o protagonismo e autoria dos participantes.
Referências
CLANDININ, D. JEAN; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ª ed. Uberlândia: EDUFU, 2015. 250p.
DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Cirandar entre Cirandas de Escrita: Experiência de Formação em Rede. Revista FAEEBA, Salvador, v. 31, n. 66, p. 116-132, abr./jun. 2022.
DUHALDE, Miguel Ángel. Trabajo docente y producción de conocimientos en redes y colectivos de educadores/as. Educación y Ciudad, n. 29, jul./dez. 2015. Disponível em: < https://revistas.idep.edu.co/index.php/educacion-y-ciudad/article/view/8/6>. Acesso em 18 de janeiro de 2023.
DUHALDE, Miguel. VI Encuentro iberoamericano de colectivos escolares y redes de maestros que hacen investigación desde su escuela – Córdoba, Argentina. Revista Educación y Pedagogía, v. 23, n. 61, set./dez. 2011.
DUHALDE, Miguel. Investigación educativa y trabajo en red: debates y proyecciones. Buenos Aires, Noveduc, 2009.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Unijuí, 2003.
GALIAZZI, Maria do Carmo. et. al (Org.). Indagações Dialógicas com Gordon Wells. Rio Grande: Editora da FURG, 2016.
FLORES, José Ignacio Rivas. Re-instituyendo la investigación como transformadora: descolonizar la investigación educativa. MELO, Alessandro et al. (Org.). Perspectivas decoloniales sobre la educación. Guarapuava: Unicentro, 2019, p. 23-60.
FLORES, Graciela; PORTA, Luis; SÁNCHEZ, Miguel A. Martín. Hermenéutica y narratividad en el discurso cualitativo en Educación. Revista Entramados - Educación y Sociedad, n. 1, p. 69-81. 2014.
GUEDES, Adriana Ogêda; RIBEIRO, Tiago. Revelar-se ou Ocultar-se? Apontamentos para pensar uma pesquisa educativa. In.: GUEDES, Adriana Ogêda; RIBEIRO, Tiago (org.). Pesquisa, alteridade e experiências: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: AYUVU, 2019. p. 19-46.
GÜNZEL, Rafaela Engers; DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Cirandar: As Experiências Relatadas nos Diários de Campo de Formação Docente. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, p. 1-9. 2019.
GÜNZEL, Rafaela Engers; DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo; FAZIO, Anahí A. CIRANDAR FURG: sete anos de histórias na formação docente. In.: Encontro de Extensão Universitária da FURG: a produção de conhecimentos a partir da prática extensionista, 2020, Rio Grande. Caderno de Resumos Expandidos. Rio Grande: Editora da FURG, 2019, v. 1. p. 47.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é Preciso: o príncipio da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: Cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do ValleBelo. Horizonte : Autêntica, 2002.
REIS, Graça. OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendizagens coletivas e ecologia de saberes: as rodas de conversa como auto-formação contínua. In.: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 65-91.
RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
SAMPAIO, Carmen Sanches. Redes de formação docente: pensar por si é pensar com o outro. In.: RIOS, Jane A. V. P. (org.). Profissão docente em questão! Salvador: EDUFBA, 2021. p. 217-239.
SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; SOUZA. Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In.: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 21-40.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias del Sur. Revista Internacional de Filosofia Iberoamericana y Teoría Social, Maracaibo - Venezuela, n. 54, p. 17-39, jul./set. 2011.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Giro narrativo y (auto)biográfico em investigación educativa. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas. In.: RIOS, Jane A. V. P. (org.). Profissão docente em questão! Salvador: EDUFBA, 2021. p. 59-73.
SUÁREZ, Daniel. Experiencia Interrumpida, Narrativas de Sí y Redes de Investigación-formación-acción Docente: Reflexiones Pedagógicas Contemporáneas. Pontos de Interrogação, v. 11, n. 2, p. 445-462, jul./dez., 2021.
SUÁREZ, Daniel; DÁVILA, Paula. Redes de formación, investigación y pedagogia: Documentación narrativa de colectivos docentes junto a la universidad. Revista FAEEBA: Ed. E Contemp., Salvador, v. 21, n. 66, p. 12-30, abr./jun., 2022.
SUÁREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa – ação - formação de docentes. In: PASSEGGI, Maria Conceição (org.); BARBOSA, Tayana (org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. São Paulo: Ed. Paulus, 2008.
SUÁREZ, Daniel. Indagación pedagógica del mundo escolar y formación docente. La documentación narrativa de experiencias pedagógicas como estrategia de investigación-formación-acción. Revista Del IICE, v.30, p. 17-30, 2011.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Relatar la Experiencia Docente: La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, v. 18, n. 50, p. 193-209, Jul/Set de 2017. Disponível em: < https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/30500>. Acesso em: 02 de fevereiro de 2020.
SUÁREZ, Daniel. ARGNANI, Augustina. Nuevas Formas de Organización Colectiva y Producción de Saber Pedagógico: La red de formación docente y narrativas pedagógicas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 20, n. 36, p. 43- 56, jul./dez. 2011.
SUÁREZ, Daniel Hugo; ARGANANI, Agustina; DÁVILA, Paula. Narrar la experiencia educativa. Colectivos y redes docentes en torno de relatos pedagógicos. Revista del IICE, v. 42, n. 1, p. 43-56, Jul./Dez., 2017.
SÜSSEKIND, Maria Luiza; PELLEGRINI, Raphael. Os ventos do norte não movem moinhos... In.: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. p. 143-162.
WELLS, G. Indagación Dialógica: hacia una teoría y una práctica socioculturales de la educación. Barcelona: Paidós, 2001. 376p.
WELLS, Gordon. Action, Talk and Text: Learning and Teaching Through Inquiry, Nova York:Teachers College Press, 2001.