Educação Jurí­dica e o desenvolvimento da cidadania no ambiente escolar

Autores

  • Priscila Ramos de Moraes Rego Agnello Instituto Federal de Brasí­lia
  • Elias do Nascimento Melo Filho Instituto Federal de Brasí­lia

Resumo

A educação jurí­dica em direitos humanos está amplamente positivada em nosso ordenamento jurí­dico, porém, há uma deficiência na formação dos estudantes para o exercí­cio da cidadania. Os alunos que atualmente concluem o ensino fundamental e médio desconhecem os instrumentos jurí­dicos de que podem fazer uso para a efetivação desses direitos sociais. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de iniciação cientí­fica realizada no âmbito do Instituto Federal de Brasí­lia. É objetivo geral da pesquisa demonstrar que no ensino de Direitos Humanos para a formação cidadã há a necessidade de incluir o ensino sobre os instrumentos jurí­dicos para a promoção de um desenvolvimento crí­tico individual. Para a obtenção desses resultados utilizou-se como referencial Teórico o liberalismo igualitário proposto por John Rawls e foram realizadas entrevistas e aplicados questionários nos grupos de discussões sobre Direitos e Deveres do Cidadão no Campus Taguatinga Centro do IFB e a realização de visita ao Projeto Conhecer Direito, da Defensoria Pública do Distrito Federal, implementado no Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia-DF

Biografia do Autor

Priscila Ramos de Moraes Rego Agnello, Instituto Federal de Brasí­lia

Professora de Direito do Instituto Federal de Brasí­lia (IFB), Especialista em Direito e Jusridição na Escola da Magistratura do Distrito Federal (ESMA-DF) e Mestranda em Direito no Centro Universitário de Brasí­lia (Uniceub)

Elias do Nascimento Melo Filho, Instituto Federal de Brasí­lia

aluno do Curso Técnico em Comércio (IFB)

Publicado

18-01-2017

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)