Educação Jurídica e o desenvolvimento da cidadania no ambiente escolar
Resumen
A educação jurídica em direitos humanos está amplamente positivada em nosso ordenamento jurídico, porém, há uma deficiência na formação dos estudantes para o exercício da cidadania. Os alunos que atualmente concluem o ensino fundamental e médio desconhecem os instrumentos jurídicos de que podem fazer uso para a efetivação desses direitos sociais. O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de iniciação científica realizada no âmbito do Instituto Federal de Brasília. É objetivo geral da pesquisa demonstrar que no ensino de Direitos Humanos para a formação cidadã há a necessidade de incluir o ensino sobre os instrumentos jurídicos para a promoção de um desenvolvimento crítico individual. Para a obtenção desses resultados utilizou-se como referencial Teórico o liberalismo igualitário proposto por John Rawls e foram realizadas entrevistas e aplicados questionários nos grupos de discussões sobre Direitos e Deveres do Cidadão no Campus Taguatinga Centro do IFB e a realização de visita ao Projeto Conhecer Direito, da Defensoria Pública do Distrito Federal, implementado no Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia-DFPublicado
2017-01-18
Cómo citar
Agnello, P. R. de M. R., & Melo Filho, E. do N. (2017). Educação Jurídica e o desenvolvimento da cidadania no ambiente escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 243–258. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1076
Número
Sección
Artigos