Pesquisa Prática e Pesquisa Aplicada em Educação: Reflexões epistemo-metodológicas

Auteurs-es

  • Antonio Pereira Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20230035

Résumé

Analisa a pesquisa prática e pesquisa aplicada a partir da noção de ciência básica, produtiva e aplicada no contexto da filosofia de Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Descartes. A pesquisa aplicada em educação utiliza e emprega os conhecimentos da pesquisa básica em educação para produzir artefatos e inovações de tecnologia social e educativa, enquanto a pesquisa prática é uma ação pedagógica, social, cultural que visa à mudança de atitudes do sujeito, bem como de situações conflituosas. Conclui que essas pesquisas são, ao mesmo tempo, diferentes quanto a natureza epistemológica, no entanto, guardam semelhanças entre si quanto ao fazer metodológico, tendo a intervenção como intencionalidade que as une, como ocorre com o fazer da pesquisa do prático e da pesquisa-aplicação.

Biographie de l'auteur-e

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação, Universidade Federal da Bahia. Professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Editor cientí­fico da Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos (RIEJA). Lí­der do Grupo de Pesquisa Sujeitos e Processos Educativos e Sociais Interventivos (GPSUPESI).

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Publié-e

2023-10-31

Numéro

Rubrique

Artigos (fluxo contínuo)