Pesquisa Prática e Pesquisa Aplicada em Educação: Reflexões epistemo-metodológicas
Resumen
Analisa a pesquisa prática e pesquisa aplicada a partir da noção de ciência básica, produtiva e aplicada no contexto da filosofia de Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Descartes. A pesquisa aplicada em educação utiliza e emprega os conhecimentos da pesquisa básica em educação para produzir artefatos e inovações de tecnologia social e educativa, enquanto a pesquisa prática é uma ação pedagógica, social, cultural que visa à mudança de atitudes do sujeito, bem como de situações conflituosas. Conclui que essas pesquisas são, ao mesmo tempo, diferentes quanto a natureza epistemológica, no entanto, guardam semelhanças entre si quanto ao fazer metodológico, tendo a intervenção como intencionalidade que as une, como ocorre com o fazer da pesquisa do prático e da pesquisa-aplicação.Descargas
Publicado
2023-10-31
Cómo citar
Pereira, A. (2023). Pesquisa Prática e Pesquisa Aplicada em Educação: Reflexões epistemo-metodológicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10598. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10598
Número
Sección
Artigos