Contribuições do pensamento de Paulo Freire e da Arte para desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210096Résumé
Este artigo discorre sobre as aproximações das artes e do pensamento de Paulo Freire em formações humanizadoras. As linguagens artísticas ainda são elementos pouco utilizados como fundamentais em propostas formativas e neste artigo propomos, a partir do pensamento epistemológico freireano e da linguagem teatral, explanar caminhos para a transformação social com vistas à humanização. Consideramos os avanços e as conquistas de uma rede de ensino ao desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas fruto da disputa política de educadores e educadoras. Apresentamos os aspectos fundamentais para que uma formação humanizadora seja possível e quais as categorias freireanas que impulsionam essa ação transformadora. Palavras-chave: Paulo Freire. Formação humanizadora. Arte-educação. Conscientização. Política educacional.Téléchargements
Publié-e
2021-06-17
Comment citer
Caetano, C. G. A., & Arelaro, L. R. G. (2021). Contribuições do pensamento de Paulo Freire e da Arte para desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 234–252. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210096
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Rubrique
Artigos