Contribuições do pensamento de Paulo Freire e da Arte para desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas

Autores/as

  • Camila Gomes Arellaro Caetano PUC SP
  • Lisete Regina Gomes Arelaro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210096

Resumen

Este artigo discorre sobre as aproximações das artes e do pensamento de Paulo Freire em formações humanizadoras. As linguagens artí­sticas ainda são elementos pouco utilizados como fundamentais em propostas formativas e neste artigo propomos, a partir do pensamento epistemológico freireano e da linguagem teatral, explanar caminhos para a transformação social com vistas à humanização. Consideramos os avanços e as conquistas de uma rede de ensino ao desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas fruto da disputa polí­tica de educadores e educadoras. Apresentamos os aspectos fundamentais para que uma formação humanizadora seja possí­vel e quais as categorias freireanas que impulsionam essa ação transformadora. Palavras-chave: Paulo Freire. Formação humanizadora. Arte-educação. Conscientização. Polí­tica educacional.

Biografía del autor/a

Camila Gomes Arellaro Caetano, PUC SP

Doutora em Educação: currí­culo

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

Caetano, C. G. A., & Arelaro, L. R. G. (2021). Contribuições do pensamento de Paulo Freire e da Arte para desenvolver uma formação humanizadora com crianças pequenas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 234–252. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210096

Número

Sección

Artigos