Inovar é transformar? Uma apreciação crítica sobre as práticas educacionais inovadoras no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210175Résumé
Pautando-nos no referencial teórico histórico-cultural, realizamos um levantamento de práticas pedagógicas inovadoras vigentes no Brasil, utilizando como base de dados o Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, elaborado pelo Ministério da Educação, que resultou em três escolas como objeto de análise. Inicialmente, realizamos uma descrição das práticas educacionais inovadoras propostas pelas escolas, o que permitiu delinear aproximações a partir das seguintes categorias de análise: tempo, autonomia, respeito às singularidades, variedade de atividades, arte e comunidade. Constatamos que as práticas pedagógicas observadas promovem uma adaptação da educação às demandas do capital, não sendo, portanto, pautadas no compromisso com a transformação social, de maneira que não se ratifica o caráter transformador de tais práticas. Por fim, apresentamos uma análise crítica sobre o contexto no qual estão inseridas essas iniciativas, considerando as mudanças sócio-políticas vividas no Brasil nos anos recentes. Palavras-chave: Escola. Inovação. Transformação social.Téléchargements
Publié-e
2022-06-18
Comment citer
Borges, A. B., & Rezende, P. C. M. (2022). Inovar é transformar? Uma apreciação crítica sobre as práticas educacionais inovadoras no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 271–291. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210175
Numéro
Rubrique
Artigos