Ensino de Matemática nas Salas de Atendimento Educacional Especializado: de qual inclusão falam os professores em Pernambuco?

Auteurs-es

  • Juliana de Cássia Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Fatima Maria Leite Cruz Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

Discutimos resultados da pesquisa de mestrado que investigou as representações sociais do ensino de matemática por professores do sistema de ensino em Pernambuco. Tematizamos o objeto na abordagem psicossocial da Teoria das Representações Sociais considerando que a Matemática é a disciplina escolar de maior tensionamento e polissemia, responsável por alta retenção e evasão dos estudantes. Questionamos os sentidos de inclusão compartilhados pelos docentes em dois contextos: salas de recursos multifuncionais e salas regulares. No método, selecionamos 70 professores pelo critério de participação na formação continuada docente do Programa Alfabetização em tempo certo. Os instrumentos foram Testes de Associação Livre de Palavras analisados pelo software Evoc e 2 grupos focais analisados pela análise de conteúdo. Nos resultados, representações sociais de impossibilidade do aluno com deficiência aprender; sentidos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática por memorização; ludicidade e criatividade como motivação e concretude da aprendizagem aplicada. Palavras-chave: Ensino da matemática. Inclusão. Representações Sociais.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana de Cássia Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga, Especialista em Educação Especial-FJN, Especialista em Recursos Humanos para Educação- FAFIRE,Mestra em Educação Matemática e Tecnológica- UFPE, Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica- UFPE. Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e da Educação Básica dos anos iniciais do Municí­pio do Ipojuca. Professora colaboradora da Capes na modalidade EaD em Instituições Federais de Ensino Superior

Fatima Maria Leite Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada 3 da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais. Professora dos Programas de Pós Graduação em Psicologia e do Programa dde Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Graduação em Psicologia - UFPE (1977), psicóloga educacional nas redes pública e privada da educação básica ( 1978-2006), Mestrado em Educação UFPE (1998) e Doutorado em Educação UFPE (2006). Estágio pós-doutoral na Universidade Estácio de Sá - RJ, (2017) sob a supervisão da Profa. Alda Judith Alves-Mazzotti, Bolsista da CAPES-PNPD. Parecerista de periódicos cientí­ficos ( Psicologia e saber social, Revista Psicologia & Sociedade, Revista Subjetividades ? UNIFOR, Em teia ? Revista em educação matemática e tecnológica ibero-americana, Reveduc ? Revista eletrônica de educação - UFSC, Revista saberes docentes em ação) e de projetos submetidos í  CAPES/CNPq e í  Fundação Carlos Chagas. Pesquisadora no Laboratório de Interação Humana - LABINT - da UFPE e Lí­der do Grupo de pesquisa do Núcleo de Formação continuada didático-pedagógica de Professores da UFPE - NUFOPE. Na Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Psicologia -ANPEPP - integra o GT - Mémória, identidade e representações sociais. Desenvolve pesquisas com foco psicossocial e abordagem da Teoria das Representações Sociais. Temáticas de interesse: processos psicossociais de inclusão/exclusão, famí­lias e contextos de desenvolvimento, formação de professores, identidade, avaliação educacional e da aprendizagem, representações e práticas sociais.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-14

Comment citer

Silva, J. de C. G. da, & Cruz, F. M. L. (2020). Ensino de Matemática nas Salas de Atendimento Educacional Especializado: de qual inclusão falam os professores em Pernambuco?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 352–373. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8487

Numéro

Rubrique

Artigos