Ensino de Matemática nas Salas de Atendimento Educacional Especializado: de qual inclusão falam os professores em Pernambuco?
Resumen
Discutimos resultados da pesquisa de mestrado que investigou as representações sociais do ensino de matemática por professores do sistema de ensino em Pernambuco. Tematizamos o objeto na abordagem psicossocial da Teoria das Representações Sociais considerando que a Matemática é a disciplina escolar de maior tensionamento e polissemia, responsável por alta retenção e evasão dos estudantes. Questionamos os sentidos de inclusão compartilhados pelos docentes em dois contextos: salas de recursos multifuncionais e salas regulares. No método, selecionamos 70 professores pelo critério de participação na formação continuada docente do Programa Alfabetização em tempo certo. Os instrumentos foram Testes de Associação Livre de Palavras analisados pelo software Evoc e 2 grupos focais analisados pela análise de conteúdo. Nos resultados, representações sociais de impossibilidade do aluno com deficiência aprender; sentidos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática por memorização; ludicidade e criatividade como motivação e concretude da aprendizagem aplicada. Palavras-chave: Ensino da matemática. Inclusão. Representações Sociais.Descargas
Publicado
2020-08-14
Cómo citar
Silva, J. de C. G. da, & Cruz, F. M. L. (2020). Ensino de Matemática nas Salas de Atendimento Educacional Especializado: de qual inclusão falam os professores em Pernambuco?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 352–373. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8487
Número
Sección
Artigos