Educação em direitos humanos: desafios à formação e à inclusão

Auteurs-es

  • Wanda Lúcia Borsato Silva Universidade Federal Fluminense
  • Valdelúcia Alves da Costa Universidade Federal Fluminense

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções de formação, educação e inclusão nas polí­ticas de currí­culo e sua possí­vel articulação com a educação em direitos humanos. As questões centrais desta pesquisa social empí­rica fundamentam-se na Teoria Crí­tica da Sociedade, com vistas à problematização da cultura, educação, formação e das condições sociais que ainda permitem a manifestação do preconceito na escola contra alunos com deficiência. Participaram da pesquisa professores, gestores e profissionais da equipe pedagógica de uma escola municipal de Petrópolis/RJ, atuantes com alunos em situação de inclusão. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos expressam possibilidades da educação inclusiva ao considerar os direitos humanos no currí­culo, com vistas à emancipação e humanização de professores e alunos, ampliando sua capacidade de enfrentamento da segregação histórica imposta aos alunos com deficiência na escola pública. Palavras-chave: Currí­culo. Educação em Direitos Humanos. Formação. Inclusão.

Bibliographies de l'auteur-e

Wanda Lúcia Borsato Silva, Universidade Federal Fluminense

Wanda Lúcia Borsato da Silva, Professora na Rede Municipal de Ensino de Petrópolis, RJ. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Polí­ticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito". Membro do Projeto de Pesquisa (CNPq) "Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade", Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7. Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial e em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Orientadora Educacional e Inspetora Escolar. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Polí­ticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão".

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Lí­der do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Polí­ticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito". Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPq) "Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade", Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos. Doutora em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE).

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Publié-e

2020-08-31

Comment citer

Silva, W. L. B., & Costa, V. A. da. (2020). Educação em direitos humanos: desafios à formação e à inclusão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 87–110. Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8484

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