Educação em direitos humanos: desafios à formação e à inclusão
Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar as concepções de formação, educação e inclusão nas políticas de currículo e sua possível articulação com a educação em direitos humanos. As questões centrais desta pesquisa social empírica fundamentam-se na Teoria Crítica da Sociedade, com vistas à problematização da cultura, educação, formação e das condições sociais que ainda permitem a manifestação do preconceito na escola contra alunos com deficiência. Participaram da pesquisa professores, gestores e profissionais da equipe pedagógica de uma escola municipal de Petrópolis/RJ, atuantes com alunos em situação de inclusão. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos expressam possibilidades da educação inclusiva ao considerar os direitos humanos no currículo, com vistas à emancipação e humanização de professores e alunos, ampliando sua capacidade de enfrentamento da segregação histórica imposta aos alunos com deficiência na escola pública. Palavras-chave: Currículo. Educação em Direitos Humanos. Formação. Inclusão.Descargas
Publicado
2020-08-31
Cómo citar
Silva, W. L. B., & Costa, V. A. da. (2020). Educação em direitos humanos: desafios à formação e à inclusão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 87–110. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8484
Número
Sección
Artigos