Aprendizagem Baseada em Projetos em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma estratégia colaborativa na educação
DOI :
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210118Résumé
O artigo versa sobre uma proposta de diversificação do processo de ensinar e aprender. Objetiva analisar o que dizem os docentes sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos apoiada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O procedimento metodológico foi efetivado com abordagem qualitativa utilizando os princípios da pesquisa-ação durante a execução de um projeto. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que o desenvolvimento de um projeto de pesquisa apoiado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação oportunizou aos docentes um trabalho colaborativo com o desenvolvimento de conhecimentos específicos nas disciplinas envolvidas no projeto, a aquisição de competências digitais e uma convivência harmoniosa na busca pela diversidade de uma prática educativa em conformidade com os princípios da formação integral e do protagonismo discente propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Ensino Médio. Metodologia do Ensino.Téléchargements
Publié-e
2021-04-09
Comment citer
Duarte, V. de M., & Brod, F. A. T. (2021). Aprendizagem Baseada em Projetos em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma estratégia colaborativa na educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 288–307. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210118
Numéro
Rubrique
Artigos