Aprendizagem Baseada em Projetos em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma estratégia colaborativa na educação

Autores/as

  • Valesca de Matos Duarte Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Escola Doutor Carlos Mesko
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal Sul-Riograndense - Campus Pelotas Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210118

Resumen

O artigo versa sobre uma proposta de diversificação do processo de ensinar e aprender. Objetiva analisar o que dizem os docentes sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos apoiada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O procedimento metodológico foi efetivado com abordagem qualitativa utilizando os princí­pios da pesquisa-ação durante a execução de um projeto. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que o desenvolvimento de um projeto de pesquisa apoiado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação oportunizou aos docentes um trabalho colaborativo com o desenvolvimento de conhecimentos especí­ficos nas disciplinas envolvidas no projeto, a aquisição de competências digitais e uma convivência harmoniosa na busca pela diversidade de uma prática educativa em conformidade com os princí­pios da formação integral e do protagonismo discente propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Ensino Médio. Metodologia do Ensino.

Biografía del autor/a

Valesca de Matos Duarte, Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Escola Doutor Carlos Mesko

Professora de Quí­mica no Ensino Médio da rede estadual de ensino em Canguçu/RS. Professora de Ciências no Ensino Fundamental/Anos Finais na rede municipal de ensino de Canguçu/RS.

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal Sul-Riograndense - Campus Pelotas Visconde da Graça

Professor Doutor Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSul, lotado no Campus Visconde da Graça - CAVG. Professor e pesquisador na educação profissional a distância da Rede e-Tec Brasil. Coordenador do Curso Técnico em Multimeios Didáticos no programa de Educação a Distância Profuncionário. Lider do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação.

Publicado

2021-04-09

Cómo citar

Duarte, V. de M., & Brod, F. A. T. (2021). Aprendizagem Baseada em Projetos em Ambiente Virtual de Aprendizagem: uma estratégia colaborativa na educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 288–307. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210118

Número

Sección

Artigos