O saber Institucionalizado: desafios e possibilidades da universidade na pós-modernidade

Auteurs-es

  • Tânia Cristina da Conceição Gregório UERJ
  • Vânia Regina Da Conceição Gregório UFES

Résumé

Este texto pretende abordar a questão da institucionalização do saber: sua legitimação ou deslegitimação no âmbito da polí­tica universitária, no perí­odo que se denomina pós-modernidade - cenário marcadamente contemporâneo com transformações sociais significativas, mas ainda presas às amarras dos padrões e conceitos da modernidade. Tomaremos como base de argumentação o critério de desempenho discutido por Jean-François Lyotard, na tentativa de explicitar este como um paradigma do sistema social que tem estado cada vez mais presente no espaço universitário. Neste sentido, questionamos: quais os desafios e as possibilidades da universidade na pós-modernidade? Será que a universidade tem sido espaço de produção de saber e de formação do pensamento cientí­fico? Palavras-chave: Pós-modernidade. Critério de desempenho. Formação universitária. Produção de conhecimento.

Publié-e

2020-02-04

Comment citer

Gregório, T. C. da C., & Gregório, V. R. D. C. (2020). O saber Institucionalizado: desafios e possibilidades da universidade na pós-modernidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7779

Numéro

Rubrique

Artigos