Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey

Auteurs-es

  • Viviane da Costa Lopes UNESP
  • Marcus Vinícius da Cunha USP

Résumé

Principalmente por defender que a verdade só é admissí­vel em termos probabilí­sticos, nas décadas de 1930 a 1950 alguns intelectuais católicos consideraram John Dewey um representante do pensamento cético. Dando continuidade a um estudo anterior que analisa esse tema, o objetivo geral deste trabalho é contribuir para a discussão da filosofia e da filosofia educacional deweyana no âmbito do ceticismo. O presente estudo tem como principal fonte de análise o livro The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action (1929), em que Dewey apresenta as bases epistemológicas que fundamentam seu pragmatismo, mediante a exposição de argumentos acerca da validade do conhecimento e dos meios para alcançá-lo. A partir de uma análise das manifestações do ceticismo nas eras antiga e moderna, situamos o pragmatismo de John Dewey no pensamento cético contemporâneo que compreende o conhecimento como um processo contí­nuo. Palavras-chave: John Dewey. Teorias do conhecimento. Ceticismo.

Publié-e

2020-02-04

Comment citer

Lopes, V. da C., & Cunha, M. V. da. (2020). Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Consulté à l’adresse https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7778

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Rubrique

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